Marina Natal: Uma alternativa ao projeto original .
Imagem de divulgação (PMN).
O projeto da Marina de Natal foi
apresentado a imprensa e ao presidente da Câmara Municipal de Natal em
março de 2008, quando já tinha passado e obtido pareceres favoráveis de
inúmeros órgãos e instituições, inclusive, ambientais e militares. Ao
que parece, só faltava a avaliação e aprovação do legislativo municipal,
além da realização de uma audiência pública. A celeridade e atropelos
em 2008 era até compreensível, pois era o último ano do segundo mandato
de Carlos Eduardo e havia, assim, uma enorme vontade para que o projeto
fosse aprovado e iniciado antes do término daquele governo. Todavia, na
atual conjuntura, inicio de mandato, essa celeridade sem diálogo com a
sociedade e sem os devidos estudos de impacto ambiental, social e
cultural é incompatível com um estado de governo democrático e, espero, o
desejo real dos atuais governantes.
As informações divulgadas pela imprensa e as que absorvi ao ver a
maquete no escritório do grupo espanhol dão noção clara que ambicionam
construir uma marina náutica de grande porte, a maior do nordeste. Isso
requer muito investimento e vasta área. Não é a toa que o grupo
espanhol, nas épocas de vacas gordas na Europa, previa investir 15
milhões de Euros nesse projeto. Esse montante certamente enche
enormemente os olhos de quem coloca o dinheiro em primeiro plano para a
felicidade, como é o caso da grande maioria dos empresários e políticos
profissionais e seus aspirantes. Nessa perspectiva, qualquer percentual
de comissão será bem expressivo. Quando envolve muito dinheiro pouco
importa se haverá maiores impactos negativos sociais e ambientais e se o
empreendimento será na verdade um "hipopótamo branco".
Um "hipopótamo branco"? Sim. Similar a um elefante branco. Tem tudo pra
ser. Em conversa com um aluno meu, que 75 anos de idade e mais de 50 de
navegação a vela e a motor, que conhece in loco as principais marinas do
Brasil e do mundo, uma marina do porte que querem implantar será
economicamente inviável, pois não haverá demanda suficiente para
viabilizar, pelo menos, durante as próximas décadas. Ocupar 450 vagas
molhadas e 200 secas de uma marina não é possível só com o turista
náutico internacional e os iatistas de Natal. Claro. Na sua opinião, 200
vagas molhadas e 100 secas, com um bom serviço de apoio, seria muito
mais adequado e fácil de viabilizar. Ainda na opinião dele, cresce mais a
locação de embarcação que a compra para pouco uso. A Bahia Marina, a
maior do NE e uma das melhores do Brasil, viabiliza-se pela grande
significativa clientela rica local e sua proximidade com Rio de Janeiro e
São Paulo.
Proposta para a área de apoio da Marina Natal
Assim, será mais inteligente se o atual governo promover audiências
públicas e outros canais de comunicação com a sociedade para ouvir boas
opiniões e tentar dirimir prováveis conflitos. Uma alternativa para o
projeto da Marina e que salvará o floresta da ZPA7 e viabilizará o
projeto EcoParque Praia do Forte, será manter o atracadouro onde está
previsto no projeto original e deslocar a área de apoio da Marina Natal
para a outra margem, um terreno de 3 hectare próximo a antiga rampa da
balça na Redinha.
Início
..

